segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Por Dentro do Game: John Carmack - A lenda Viva !


John D. Carmack II, nascido no dia 20 de agosto de 1970, é uma das pessoas mais importantes na indústria de jogos para videogame e computador. Programador muito talentoso, Carmack tem feito contribuições significantes no campo de programação de gráficos 3D, é co-fundador da id Software, uma das maiores empresas no mercado de desenvolvimento de jogos.


As mais notáveis criações de Carmack foram na área de jogos de tiro em primeira pessoa, first-person shooters em inglês. Esse estilo de jogo não foi criado por ele, mas com certeza foram suas criações que ajudaram a aumentar a popularidade e sem dúvidas nenhuma avançar tecnologicamente. Carmack criou engines para os jogos Wolfenstein 3D, Doom e Quake, incluindo as novas versões dessas séries. Seus motores também foram licenciados e usados em outros importantes jogos do genero como Half-Life e Medal of Honor.


John Carmack também é conhecido por apoiar software open source e se posicionar contra patentes de software. Ele distribuiu os códigos fonte de Wolfenstein 3D em 1995, e de Doom em 1997. Quando o código fonte de Quake começou a circular na comunidade underground em 1996 foi usado por um progamador sem ligação com a id Software para criar uma versão para Linux do jogo, esses códigos depois foram enviados pelo programador para Carmack. Ao invés de iniciar uma ação judicial contra o programador, Carmack resolveu usar esses códigos para inicar a versão oficial de Quake para Linux. A id Software publicou os códigos fonte de Quake, assim como de Quake 2 e Quake 3, sob a licença GNU General Public License. O código fonte de Doom foi relançado sob a mesma licença em 1999.

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